EDITAL N° 05/2021 – PROPEP-CPG/UFAL/PPGCM
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu: Mestrado em Ciências Médicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) tornam pública, pelo presente Edital, a abertura do processo de inscrição, seleção e matrícula dos candidatos ao curso de Mestrado em Ciências Médicas, especificado neste Edital, com prazos máximos de conclusão de 24 (vinte e quatro) meses, observando os aspectos a seguir nomeados.
Edital_PPGCM_N05_2021 (1).pdf
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenadoria de Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
EDITAL N° 05/2021 – PROPEP-CPG/UFAL/PPGCM
ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO
CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS
(PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022)
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de PósGraduação stricto sensu: Mestrado em Ciências Médicas da Universidade Federal de
Alagoas (UFAL) tornam pública, pelo presente Edital, a abertura do processo de
inscrição, seleção e matrícula dos candidatos ao curso de Mestrado em Ciências
Médicas, especificado neste Edital, com prazos máximos de conclusão de 24 (vinte e
quatro) meses, observando os aspectos a seguir nomeados.
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
O processo Seletivo Mestrado em Ciências Médicas/UFAL/2022 será realizado sob a
responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP) e do
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Federal de Alagoas
(PPGCM/UFAL).
DAS VAGAS
1. Serão ofertadas o número total de 25 (vinte e cinco) vagas.
1.1 Não há obrigatoriedade de preenchimento de todas as vagas ofertadas no
presente Edital.
2. Serão ofertadas 14 (quatorze) vagas para o sistema de cotas, assim distribuídas: 5
(cinco) vagas para afrodescendentes, 3 (três) vagas para indígenas, 3 (três) vagas para
pessoas com deficiência (definidas de acordo com o Decreto n° 5.296/04) e 3 (três)
vagas para funcionários públicos – servidores da UFAL.
2.1 -Não havendo candidatos inscritos ou aprovados em uma das quatro categorias
de cotas acima especificadas, a vaga ociosa destinada a cada categoria migrará para
aquela que contar com inscritos optantes pelo sistema de cotas, priorizando-se a
categoria com maior relação inscrito/vaga. Em caso de empate nessa relação, a vaga
será destinada à categoria cujo resultado apresentou melhor nota final no certame. Caso
ainda ocorra empate, os demais critérios de desempate serão nesta ordem: 1-maior
nota na prova teórica, 2-maior nota na defesa do projeto de pesquisa. Não havendo
candidatos inscritos ou aprovados nas vagas destinadas às cotas, estas migraram
automaticamente para o sistema de vagas da ampla concorrência.
2.2 Todos os que concorrem às vagas da ampla concorrência e às de cotas ofertadas
pelo programa são obrigados a cumprir todas as etapas do processo seletivo.
3. As inscrições serão realizadas no período de 20/10/2021 a 19/11/2021.
3.1 Procedimentos de inscrição:
a) Os candidatos deverão realizar inscrição online na página eletrônica do Sistema
Integrado
de
Gestão
de
Atividades
Acadêmicas
–
SIGAA
(http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/home.jsf)
b) Toda documentação solicitada para inscrição deve ser inserida eletronicamente
durante a inscrição do processo seletivo. Serão aceitos documentos apenas no formato
PDF.
c) O candidato deverá anexar os documentos comprobatórios (conforme Art. 6°)
digitalizados e salvos no formato PDF, e enviá-los através de questionário específico do
SIGAA, no momento da inscrição, respeitando o período definido no Art.3°. A inscrição
só será confirmada após a inserção de todos os documentos exigidos.
d) A inscrição será efetivada com a confirmação gerada pelo sistema, devendo ser
impressa para possível necessidade de comprovação.
e) Para cada item do questionário de inscrição é permitido o envio de apenas um
documento. Caso o candidato necessite inserir vários documentos em um mesmo item,
deverá compactá-los em um único arquivo salvo no formato PDF.
f) Homologação da inscrição: Os documentos anexados pelos candidatos serão
conferidos pela Comissão de Seleção. Não será permitida a inclusão posterior de
documentos. As inscrições incompletas, enviadas de forma indevida ou fora dos prazos
estabelecidos neste edital serão indeferidas.
g) Não será aceita a inclusão de qualquer documento após a inscrição.
3.2 - A inscrição é gratuita.
3.3 - O candidato que optar pelas vagas do sistema de cotas deverá anexar na
inscrição o formulário específico de autodeclaração que consta no anexo 6 deste Edital.
3.4 – A inscrição no Processo Seletivo implicará no conhecimento e tácita aceitação
das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital e seus anexos, não podendo o
candidato alegar seu desconhecimento.
4. Informações adicionais relativas ao Programa podem ser obtidas por página
eletrônica (conforme disponibilidade do provedor institucional de internet) e e-mail da
secretaria, conforme quadro a seguir:
PROGRAMA DE
PÓS-GRADUAÇÃO
CIÊNCIAS
MÉDICAS
CONTATOS
E-mail: secretaria.ppgcmufal@gmail.com
Site: https://famed.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/mestrado-emciencias-medicas
Endereço: Faculdade de Medicina (FAMED) – Universidade
Federal de Alagoas – Campus A.C. Simões – Av. Lourival de
Melo Mota S/N, Tabuleiro do Martins, CEP 57072-900 –
Maceió – AL.
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8:00 às 14:00
Obs: O atendimento está sendo realizado de maneira remota
online (através do e-mail do PPGCM) por medida de proteção
devido às condições sanitárias impostas pela pandemia de
COVID-19. Nas situações em que se faça imperativo o
atendimento presencial (ex.: pedido de vistas do BAREMA) o
atendimento deverá ser agendado junto à secretaria por email.
DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO
5. Poderão se inscrever, para o nível de Mestrado, candidatos graduados portadores de
diploma de nível superior dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia,
Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Ciências Biológicas,
Biomedicina, Educação Física e cursos afins, emitido por Instituição de Ensino Superior
(IES) reconhecida pelo MEC.
6. Documentação exigida:
a) 01(uma) foto 3x4 digitalizada;
b) Cópia digital da carteira de identidade ou passaporte, se for estrangeiro, em
formato PDF frente e verso;
c) Cópia digital do CPF, em formato PDF;
d) Cópia digital do título de eleitor com os comprovantes de votação da última
eleição ou comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, para brasileiros.
Registro Nacional de Estrangeiros ou passaporte, para estrangeiros, em
formato PDF;
e) Cópia digital do comprovante das obrigações militares para homens, em
formato PDF frente e verso;
f)
Cópia digital do Diploma ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação
(vide Art. 5°) emitida pela IES reconhecida pelo MEC, onde o título foi obtido,
em formato PDF frente e verso;
g) Cópia digital do histórico escolar da graduação, considerando também outras
formações adicionais de graduação e pós-graduação, em formato PDF;
h) Cópia digital do Curriculum LATTES/CNPq (disponível na página eletrônica:
http://lattes.cnpq.br/), em formato PDF. Não serão aceitos outros modelos de
curriculum;
i)
Barema 2 preenchido pelo candidato na coluna específica para essa
pontuação de acordo com o que consta no Curriculum LATTES, em formato
PDF, incluindo os comprovantes (anexo 5);
j)
Projeto de Pesquisa em formato PDF, conforme descrito no anexo 4;
k) Cópia digital do formulário específico de autodeclaração (anexo 6 deste
Edital), somente para os candidatos que optarem pelas vagas do sistema de
cotas, em formato PDF;
l)
Cópia digital do atestado médico comprovando a condição de deficiência física
para os que optarem pelas vagas destinadas a esse fim, em formato PDF;
m) Cópia digital do requerimento para condição especial para realização da
prova, em formato PDF (anexo 7 deste Edital);
n) Cópia digital da comprovação de vínculo para os que optarem pelas vagas
destinadas aos servidores públicos da UFAL, em formato PDF;
o) Formulário de indicação de orientação, em formato PDF (anexo 8 deste
Edital).
6.1 Os documentos devem ser digitalizados sem rasuras e frente e verso quando
necessário. A falta de qualquer item acima mencionado ou a ilegibilidade das cópias
digitais impedirá o deferimento da inscrição. Em nenhuma hipótese serão aceitos
documentos impressos.
6.2 Não será aceita declaração emitida por IES, informando que o aluno cumpriu
todos os pré-requisitos para a conclusão do curso e indicando a data para defesa de
trabalho de conclusão de curso, em substituição ao diploma expedido pela IES, de que
trata da letra “f”.
6.3 Nos casos excepcionais dos alunos que se inscreveram no exame do ENADE
e por esse motivo tiveram seu processo de colação de grau atrasado, estes poderão
apresentar certidão de conclusão ou integralização do curso obrigatoriamente assinada
pela coordenação do curso de graduação, constando o motivo do atraso citado acima,
tendo um período máximo de até 120 (cento e vinte) dias para apresentação do diploma
a partir da matrícula na pós-graduação, em caso de aprovação nesse certame.
6.4 Os candidatos às vagas de cotas para pessoas com deficiência deverão anexar
no ato da inscrição o requerimento específico para detalhamento das condições de
acessibilidade para a realização das diferentes etapas do processo seletivo, juntamente
com laudo médico, conforme o anexo 7.
6.5 O candidato que não encaminhar eletronicamente a documentação completa terá
sua inscrição indeferida.
6.5.1 O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas e a Pró-Reitoria de
Pesquisa e Pós-Graduação não se responsabilizam por problemas técnicos ocorridos
no envio da documentação.
6.6 Os candidatos aprovados devem apresentar cópia e originais dos documentos
para autenticação no momento da matrícula institucional na secretaria do programa.
DO PROCESSO SELETIVO E JULGAMENTO DOS CANDIDATOS
7. O Processo Seletivo será realizado pela Comissão de Seleção composta por
professores do PPGCM, designada para esse fim.
7.1 Após o encerramento e homologação das inscrições, o integrante responsável
pela Comissão de Seleção firmará uma declaração de inexistência de situação de
suspeição ou impedimento em relação aos candidatos participantes do Processo
Seletivo. O mencionado documento será publicado no site do programa
https://famed.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/mestrado-em-ciencias-medicas
8. O processo seletivo constará das seguintes etapas, em ordem do calendário de
aplicação:
a) Prova teórica geral de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada online;
b) Defesa do projeto de pesquisa de caráter eliminatório e classificatório, a ser
realizada on-line;
c) Análise do Curriculum LATTES/CNPq de caráter classificatório.
8.1 Para obter aprovação, os candidatos que concorrerem às vagas gerais (ampla
concorrência) deverão obter média 7,0 (sete) e os candidatos optantes às vagas
destinadas às cotas deverão obter média 5,6 (cinco vírgula seis), considerando os pesos
abaixo informados para cada etapa do processo seletivo. Os candidatos que não
atingirem a média, independente do desempenho em cada etapa, serão eliminados.
8.2 As informações relativas ao calendário de seleção, a bibliografia da prova
teórica, a estrutura sugerida para o projeto de pesquisa e os critérios de avaliação de
cada uma das etapas estão disponíveis nos anexos deste Edital.
8.3 Os candidatos optantes pelo sistema de cotas para pessoas com deficiência,
assim como os demais candidatos que tiverem asseguradas por lei condições de saúde
especiais para realização da prova, terão uma hora a mais ao final do tempo previsto
para os candidatos da ampla concorrência na prova teórica, sendo necessário solicitar
no formulário do anexo 7 deste Edital. Casos específicos de portadores de necessidades
especiais serão avaliados pela comissão de seleção.
9. A prova teórica consistirá de uma parte com 20 (vinte) questões de múltipla escolha
(bibliografia indicada no Anexo 3) e outra parte discursiva, na qual o candidato deverá
escrever parte de um projeto de pesquisa (título, hipótese, objetivos geral e específicos,
metodologia, resultados esperados e impactos para o SUS - total de 2 laudas) com base
em um problema fornecido no momento da realização da prova de acordo com a linha
de pesquisa de escolha no momento da inscrição.
9.1 Prova teórica será realizada on-line, em plataforma/aplicativo que será
comunicado com até 48h de antecedência, no site do Programa de Pós-Graduação em
Ciências Médicas:
https://famed.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/mestrado-em-cienciasmedicas. A mesma deverá ser respondida individualmente, sem consulta, sob pena de
eliminação do candidato no processo seletivo. Também fica terminantemente proibida
a captura de tela (por quaisquer métodos) da prova teórica, sendo eliminado do
processo seletivo, o candidato que for identificado como tendo realizado tal
procedimento. A nota mínima para aprovação nesta etapa é 5,0 (cinco) para os
candidatos optantes das vagas gerais (ampla concorrência) e 4,0 (quatro) para os
candidatos das vagas de cotas, exceto para as vagas de servidores da UFAL cujos
pontos de corte são os mesmos da ampla concorrência. Para todos os candidatos, o
peso dessa avaliação na nota final será 4,0 (quatro), 2,0 (dois) para a parte objetiva e
2,0 (dois) para a parte discursiva.
9.2 O horário de realização e plataforma das provas e da defesa do projeto, bem
como as demais comunicações deste Programa com os candidatos durante o processo
seletivo serão divulgados no site do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas,
com até 48h de antecedência: https://famed.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/mestrado-emciencias-medicas
9.3 Após a realização da prova será divulgado o gabarito, conforme o calendário do
processo seletivo disponível no anexo 1 deste edital.
9.4 Será assegurado ao candidato, após a divulgação das notas da prova teórica,
o direito de vistas à prova realizada com a pontuação atribuída. O pedido de vistas deve
ser
enviado
para
o
email
da
Secretaria
do
Programa
(secretaria.ppgcmufal@gmail.com), no prazo estabelecido no calendário deste Edital
disponível no anexo 1, até no máximo às 14:00h da data limite.
9.5 O não comparecimento a essa prova no local/ plataforma e horário divulgados
implica na desclassificação do candidato no processo seletivo.
9.6 O PPGCM não se responsabiliza pela conexão à internet do candidato no
momento da prova, devendo este ser responsável pelo acesso e presença no decorrer
da etapa.
10 A defesa do projeto de pesquisa consiste na arguição do texto fornecido pelo
candidato no ato da inscrição/entrega de documentos, que será previamente analisado
pela Comissão de Seleção. Nessa etapa será considerado tanto o material escrito
quanto o desempenho oral do candidato nas respostas às questões feitas pela banca.
Essa etapa é classificatória e eliminatória, com nota mínima de aprovação 7,0 (sete)
para os candidatos optantes às vagas gerais (ampla concorrência) e 5,6 (cinco vírgula
seis) para os candidatos do sistema de cotas, exceto para as vagas de servidores da
UFAL cujos pontos de corte são os mesmos da ampla concorrência. O peso dessa etapa
para todos os candidatos é 5,0 (cinco) na média final. O formato sugerido para o projeto
está no anexo 4 e os critérios de avaliação no anexo 5. A defesa do projeto será
realizada on-line. A plataforma e horários serão disponibilizados até 48h antes da
realização desta etapa, no site do PPGCM https://famed.ufal.br/pt-br/posgraduacao/mestrado-em-ciencias-medicas
10.1 A defesa do projeto de pesquisa e sua arguição serão gravadas pela secretaria
do programa. Será de responsabilidade do candidato o acesso à plataforma para defesa
do projeto de pesquisa bem como a manutenção da sua conexão à internet.
10.2 O não comparecimento a essa etapa da seleção implica na desclassificação
do candidato no processo seletivo.
10.3 O projeto de pesquisa deverá, obrigatoriamente, contemplar uma das linhas
de pesquisa propostas pelo PPGCM, contidas no site do Programa
https://famed.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/mestrado-em-ciencias-medicas sob pena de
eliminação do candidato a essa etapa da seleção.
11. A análise do curriculum lattes será a última etapa do processo seletivo, sendo
realizada com base nos documentos enviados no ato da inscrição (curriculum lattes do
candidato e histórico(s) escolar(es) do(s) curso(s) de graduação e Barema 2 preenchido
com dados do curriculum lattes). A etapa é classificatória, terá peso 1,0 (um) na média
final. A especificação dos indicadores a serem pontuados estarão descritos no anexo 5.
11.1 O currículo e o(s) histórico(s) do aluno serão pontuados de forma específica.
11.2 É necessária apresentação de comprovação documental acerca da atuação
em pesquisa e/ou extensão do candidato e publicação de artigos (se houver) junto com
o curriculum lattes.
12. Os candidatos serão selecionados até o número de vagas previsto no Art. 1° deste
Edital. A classificação final dos candidatos será realizada por ordem decrescente da
pontuação final e disponibilidade de vagas.
12.1 No caso de igualdade no resultado final serão utilizados os seguintes critérios
para o desempate dos candidatos:
I.
II.
III.
Nota da prova teórica;
Nota da defesa de projeto de pesquisa;
Persistindo o empate será considerada a atuação prévia em pesquisa e/ou
extensão descrita e comprovada no curriculum lattes.
12.2 O candidato poderá ser aprovado, mas não selecionado, observando-se a
ordem decrescente de classificação, o número de vagas, conforme Art. 1° deste Edital,
e a disponibilidade de vagas para orientação na área de concentração e linha de
pesquisa, definidas internamente pelo Programa.
12.3 Todos os candidatos optantes das vagas da ampla concorrência com média
final igual ou superior a 7,0 (sete) serão classificados por ordem decrescente até o
preenchimento das 13 (treze) vagas destinadas à entrada por ampla concorrência.
Todos os candidatos optantes do sistema de cotas com média igual ou superior a 5,6
(cinco vírgula seis) serão classificados por ordem decrescente até o preenchimento de
cada categoria. No caso de vagas não preenchidas no sistema de cotas, em uma das
quatro categorias, o índice destinado para essa categoria migrará para aquelas que
contarem com inscritos optantes pelo sistema de cotas, priorizando-se a categoria com
maior relação inscrito/vaga. Em caso de empate nessa relação, a vaga será destinada
à categoria cujo resultado apresentou melhor nota final no certame. Caso ainda ocorra
empate, os demais critérios de desempate serão nesta ordem: 1-maior nota na prova
teórica, 2-maior nota na defesa do projeto de pesquisa. Caso persista sem candidatos
aprovados elas migrarão para o sistema de vagas gerais destinadas aos candidatos
com média igual ou superior a 7,0 (sete) conforme descrito no Art. 2° deste Edital.
12.4 Não havendo candidatos aprovados em número suficiente para o
preenchimento das vagas ofertadas no Art. 1° deste Edital, estas poderão resultar sem
preenchimento no final do processo seletivo.
DO RESULTADO FINAL E RECURSOS
13. Os resultados finais serão divulgados de acordo com o calendário contido neste
Edital e seus anexos, exclusivamente pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências
Médicas, em sua página eletrônica https://famed.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/mestradoem-ciencias-medicas
14. O candidato poderá recorrer do resultado de cada etapa ao Conselho do Programa
de Pós-Graduação. O pedido de recurso deve ser enviado ao e-mail da Secretaria do
Programa, no prazo estabelecido no calendário deste Edital disponível no anexo 1, até
às 14:00h da data limite.
Parágrafo único: Após o resultado final, o candidato poderá recorrer à PROPEP, no
prazo de 48 (quarenta e oito horas) horas, contadas a partir da divulgação. Para isso,
deve-se abrir um processo no Protocolo Geral da UFAL (Reitoria), destinando o mesmo
para a PROPEP/CPG (Coordenação de Pós-Graduação).
DA PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
15. A proficiência em língua estrangeira é um requisito para obtenção do diploma de
Mestrado em Ciências Médicas. Ao longo do período do curso, até 24 (vinte e quatro)
meses a contar de seu ingresso, o candidato deverá apresentar certificado de
proficiência em língua estrangeira (inglês). A não apresentação desta certificação até a
data da defesa da dissertação de mestrado acarreta o desligamento do programa.
16. Serão informados aos alunos, a cada semestre letivo, o local e horário de aplicação
das provas de proficiência em língua estrangeira elaborada pela Faculdade de Letras
da Universidade Federal de Alagoas (FALE/UFAL).
16.1 A prova elaborada pela Faculdade de Letras demanda a leitura e interpretação
de textos em língua estrangeira (inglês) e será permitido o uso de qualquer dicionário
impresso, com exceção de impressos em formato de folha de ofício. Em decorrência do
período de pandemia por COVID-19 ainda vigente na ocasião de lançamento desse
Edital, outras normativas relacionadas ao teste de proficiência realizado pela
FALE/UFAL poderão ser atualizadas no decorrer dos próximos meses, resultando em
orientações que serão atualizadas aos discentes da pós-graduação em Ciências
Médicas.
16.2 É de inteira responsabilidade do estudante apresentar-se para realização das
provas tantas vezes quantas forem necessárias para obtenção do certificado.
16.3 Os candidatos inscritos nas cotas indígenas ou de pessoas com deficiência
poderão optar pela proficiência em Língua Portuguesa caso esta não seja a sua primeira
língua.
17. Poderão ser utilizados como atestado de proficiência em inglês em lugar da prova
realizada pela instituição os seguintes documentos:
a) Na língua inglesa: 1) Test of English as a Foreing Language (TOEFL), como
resultado mínimo de (575)/ (232)/ (90) pontos na modalidade (Paper Based
Test)/ (Computer Based Test)/ (Internet Based Test), respectivamente,
International English; 2) Language Test – IELTS (mínimo de 7,0 pontos – com
mínimo de 6,0 na parte escrita e 6,5 na parte de leitura) 3) First Certificated in
English (FCE), Certificated of Advanced English (CAE) ou Certificated of
Proficiency in English (CPE) emitidos pela Universidade de Cambridge, desde
que o exame tenha sido realizado nos últimos 5 (cinco) anos.
b) Certificados emitidos por outra instituição pública de ensino superior reconhecida
pelo MEC com nota igual ou superior a 7,0 (sete), desde que o exame tenha sido
realizado nos últimos 5 (cinco) anos.
17.1 É de responsabilidade do estudante inscrever-se para participar de provas de
proficiência, bem como realizar os exames necessários para a emissão de certificações
específicas acima listadas, a fim de atender à exigência de proficiência em língua
estrangeira.
18. Os candidatos estrangeiros, cuja língua materna seja uma das duas elencadas neste
edital para fins de proficiência, deverão apresentar certificado de nacionalidade e
realizarão o exame de proficiência em língua portuguesa.
DA MATRÍCULA E INÍCIO DO CURSO
19. Terão direito à matrícula no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas os
candidatos APROVADOS E CLASSIFICADOS, respeitando o limite das vagas
estabelecidas no Art. 1° deste Edital e em conformidade com a disponibilidade de vagas
nos temas específicos de pesquisa a que fez opção no momento da inscrição.
20. A matrícula institucional dos candidatos selecionados será realizada na Secretaria
do Curso pelo candidato ou seu representante legal, em período a ser divulgado junto à
publicação do resultado final da seleção de que trata esse Edital.
20.1 O candidato a Mestrado somente poderá realizar sua matrícula institucional
quando apresentar Diploma de Graduação, emitido por instituições oficiais reconhecidas
pelo MEC, conforme descrito no Art. 6° no parágrafo 2°, que exige a documentação
comprobatória de conclusão desde o ato da inscrição no processo seletivo, salvo a
situação descrita no parágrafo 3° do Art. 6°.
20.2 O candidato estrangeiro ou portador de diploma emitido por instituição
estrangeira deverá apresentar protocolo de encaminhamento de processo de
revalidação do diploma por instituições nacionais nos termos da Lei n° 9.394/96 (LDB),
bem como nas Resoluções n° 01/2001, 01/2002 e 02/2005 do Conselho Nacional de
Educação – CNE.
20.3 Em caso de aluno estrangeiro é necessário apresentar o visto de estudante.
20.4 Será considerado desistente o candidato aprovado que não efetuar a matrícula
no período estipulado na publicação do resultado.
20.5 Em caso de desistência da matrícula, não inscrição, ou existência de vagas,
será feita convocação dos candidatos aprovados, considerando-se a ordem de
classificação, de acordo com o disposto no Art. 1° deste Edital e a disponibilidade de
orientador.
21. A previsão para o início das aulas é 15/03/2021.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
22. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação das normas e
condições estabelecidas neste Edital e seus respectivos anexos.
23. Será excluído do processo seletivo o candidato que:
I.
II.
III.
IV.
V.
Faltar a qualquer etapa do processo seletivo;
Apresentar comportamento considerado incompatível com a lisura do
certame, a critério exclusivo da Comissão Avaliadora;
Não atender o que consta no Art. 6° deste Edital;
Apresentar-se aos locais de realização das provas após a hora marcada para
seu início;
O candidato que assine ou ponha qualquer marca ou sinal de identificação
nas provas envolvendo redação de próprio punho.
24. As bolsas porventura disponibilizadas por agências de fomento poderão ser
oferecidas aos alunos, atendendo aos critérios fixados pelas Financiadoras, pelo
CONSUNI/UFAL, por esta instituição e pela Comissão de Bolsas do Programa, não
estando garantida a concessão de bolsas aos selecionados.
25. Quaisquer alterações relativas a datas e horários, conteúdo programático, peso e
pontuação serão divulgadas no site do Programa de Pós-Graduação.
26. O Regimento do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, bem como
informações sobre as linhas de pesquisa e orientadores, estarão à disposição dos
candidatos na Secretaria do Programa de Pós-Graduação e no anexo 8.
27. Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pelo Conselho do Programa
de Pós-Graduação em Ciências Médicas.
Maceió, 20 de outubro de 2021
Profa. Dra. Iraildes Pereira Assunção
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação/PROPEP/UFAL
Prof. Dr. Walter Matias Lima
Coordenador de Pós-Graduação/PROPEP/UFAL
Profa. Dra. Michelle Jacintha Cavalcante Oliveira
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
ANEXO 1
CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO
EVENTO
DATA
Inscrições no sistema SIGAA
20/10/2021 a 19 /11/2021
Homologação das inscrições
24/11/2021
Recursos da homologação das
inscrições
Resultado da homologação das
inscrições
Aplicação da prova teórica
29 e 30/11/2021
03/12/2021
19/01/2022
Divulgação do gabarito
21/01/2022
Resultado preliminar da prova teórica
25/01/2022
Pedido de vistas da prova teórica
26/01/2022
Recursos da prova teórica
27 e 28/01/2022
Resultado final da prova teórica
31/01/2022
Defesa do projeto de pesquisa
08 a 10/02/2022
Resultado preliminar do processo
seletivo
Recursos do processo seletivo
14/02/2022
Resultado final
Período de matrículas
Início previsto do semestre letivo 2021.1
15 e 16/02/2022
18/02/2022
22 a 24/02/2022
15/03/2022
ANEXO 2
DETALHAMENTO DAS ETAPAS DE SELEÇÃO
Caráter
Prova teórica
Geral
Prova teórica
Específica
Defesa do
projeto de
pesquisa
Currículo
lattes
Eliminatório e
classificatório
Nota mínima
para seleção
geral 5,0
(cinco) e nota
mínima para
cotas 4,0
(quatro)
2
Eliminatório e
classificatório
Nota mínima
para seleção
geral 5,0
(cinco) e nota
mínima para
cotas 4,0
(quatro)
2
Eliminatório e
classificatório
Nota mínima
para seleção
geral 7,0 (sete)
e nota mínima
para cotas 5,6
(cinco vírgula
seis)
5
Classificatório
1
Peso
O processo seletivo será realizado através de 3 (três) etapas:
I.
II.
Prova teórica será on-line, sem consulta e gravada. O candidato que
ingressar na plataforma após o horário estabelecido não realizará a prova e
estará eliminado do processo seletivo. Não serão aceitos documentos de
identificação que apresentem ilegibilidade relativa aos dados do candidato.
É requerido do candidato realizar a prova em dispositivo adequado,
computador com câmera e microfone funcionais, que poderão ser solicitados
durante a aplicação. Durante a realização da prova, não será permitido ao
candidato fazer uso de celular e outros equipamentos eletrônicos, nem
materiais de consulta. O candidato deverá responder as 20 questões
objetivas propostas e a questão dissertativa. A etapa é de caráter eliminatório
e classificatório, devendo os candidatos das vagas gerais alcançarem a nota
mínima 5,0 (cinco) para obterem aprovação nessa etapa e os candidatos
optantes do sistema de cotas devem alcançar nota mínima 4,0 (quatro) para
aprovação nessa etapa. O peso dessa prova na média final da seleção é 4,0
(quatro).
Defesa do projeto de pesquisa. Entregue no ato da inscrição, o projeto será
lido pela comissão de seleção e arguido oralmente, na segunda fase do
processo seletivo. Não serão aceitos documentos de identificação que
apresentem ilegibilidade relativa aos dados do candidato. É requerido ao
candidato realizar a prova em dispositivo adequado, computador com
câmera e microfone funcionais, que poderão ser solicitados durante a
defesa. O candidato terá 20 (vinte) minutos para exposição de sua proposta
de pesquisa e deverá responder às questões da banca em um tempo
equivalente. Sua exposição oral deverá ser orientada pela estruturação do
projeto de pesquisa. A etapa é eliminatória e classificatória, devendo os
candidatos gerais alcançarem a nota mínima 7,0 (sete) para obterem
III.
IV.
aprovação nessa etapa e os candidatos optantes das vagas de cotas devem
alcançar nota mínima 5,6 (cinco vírgula seis) para aprovação nesta etapa. O
peso dessa etapa será 5,0 (cinco) na avaliação final.
Curriculum Lattes. Entregue no ato da inscrição. O curriculum Lattes será
analisado como última etapa do processo seletivo. O currículo deverá
obrigatoriamente estar no formato Lattes, com documentos comprobatórios.
A etapa é classificatória sendo atribuída nota de 1 a 10 e considerado peso
1,0 (um) na avaliação final.
Será eliminado do processo seletivo o candidato que, durante a realização
da prova teórica ou da defesa do projeto de pesquisa:
a) for surpreendido fornecendo e/ou recebendo auxílio para a execução da
prova;
b) for surpreendido manuseando celular, relógio eletrônico, gravador,
receptor, calculadora, câmera fotográfica, pager e/ou equipamento similar;
c) atentar contra a disciplina ou desacatar a quem quer que esteja investido
de autoridade para supervisionar, coordenar, fiscalizar ou orientar a
aplicação da prova;
d) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;
e) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação própria
ou de terceiros.
Será considerado aprovado o candidato que, ao final do processo, não tiver sido
eliminado na prova teórica e nem na defesa do projeto e que tiver concluído todas
as etapas do processo com média final de no mínimo 7,0 (sete) para os candidatos
das vagas gerais (ampla concorrência) e 5,6 (cinco vírgula seis) para os candidatos
optantes do sistema de cotas. O candidato poderá ser aprovado, mas não
selecionado, observando-se o número de vagas disponíveis (13 vagas de ampla
concorrência e 12 vagas destinadas às cotas, no total de 25 vagas de acordo com
Art. 1° deste Edital). Não havendo candidatos aprovados em número suficiente para
o preenchimento das vagas, o processo seletivo poderá resultar sem preenchimento
de todas as vagas.
ANEXO 3
CONTEÚDO PARA AVALIAÇÃO TEÓRICA
●
●
●
●
●
●
●
●
●
●
Princípios básicos: variáveis, populações, amostras e viés de seleção,
aferição e confusão
Frequência: prevalência, incidência
Tipos de dados: nominais, ordinais, intervalares
Desempenho das aferições: validade, confiabilidade, intervalo de
variação.
Distribuições e critérios para anormalidade
Estudos sobre risco: caso controle, coorte prospectiva, histórica, risco
absoluto, atribuível, relativo,
Acurácia de resultado de um teste: sensibilidade, especificidade, valor
preditivo
Tratamento: estudos observacionais e experimentais, ensaios clínicos
randomizados
Teste de hipótese: resultados falso positivos, falso negativos, valores
de p, significância estatística, testes estatísticos, tipos de erro, erro tipo
1 e tipo 2
Estudos de revisão: revisão sistemática, metanálise
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA AVALIAÇÃO TEÓRICA
ALMEIDA FILHO, N. DE; BARRETO M.L. Epidemiologia e Saúde:
fundamentos, métodos e aplicações. 4 reimp ed. Rio de Janeiro, RJ:
Guanabara Koogan, 2017.
FLETCHER, R. H; FLETCHER, S. W; FLETCHER G.S. Epidemiologia clínica:
elementos essenciais. 5 ed. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 2014.
MEDRONHO, R.A.; BLOCH, K.V.; LUIZ, R.R.;WERNECK, G. L. Epidemiologia.
2 ed.São Paulo: Atheneu.2008.
PEREIRA, M.G. Epidemiologia. 2. Ed. São Paulo: Atheneu, 2015.
ROUQUAYROL, M.Z; SILVA, M. G. Epidemiologia & Saúde. 7 ed. Rio de
Janeiro, RJ: Medbook, 2014.
ROTHMAN, K.; GREENLAND, S.; LASH, T. & cols. Epidemiologia moderna. 3
ed. São Paulo: Art Med. 2011.
ANEXO 4
FORMATO DO PROJETO DE PESQUISA
O projeto de pesquisa deverá observar o limite mínimo de 10 (dez) e máximo de 15
(quinze) laudas. A estrutura sugerida contempla os seguintes itens:
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
Introdução
Revisão Bibliográfica
Justificativa
Objetivos
Metodologia
Cronograma
Orçamento
Referências Bibliográficas
ANEXO 5
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
BAREMA 1 – Avaliação da defesa do projeto de pesquisa (peso 5,0)
CRITÉRIO
PONTUAÇÃO
MÁXIMA
Adequação da
estrutura e
objetividade textual
2,0
Coerência teóricometodológica
3,0
Consistência da
apresentação e
capacidade de
resposta
Viabilidade do
projeto
3,0
COMENTÁRIO
PONTUAÇÃO
ATRIBUÍDA
2,0
Nota da etapa
Os candidatos deverão preencher o BAREMA 2 na coluna específica para essa
pontuação de acordo com o que consta no Curriculum lattes e inserir no formulário
eletrônico da inscrição no SIGAA, incluindo o Curriculum lattes e os comprovantes,
todos em um único PDF.
BAREMA 2 – Avaliação do currículo lattes (peso 1,0)
CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO DO
CURRÍCULO LATTES
Participação como
estudante bolsista ou
colaborador em
programas oficiais de
Iniciação Científica ou
Iniciação Tecnológica (0,2
pontos/semestre –
(máximo 0,6)
Participação em
programas de mobilidade
acadêmica no país ou
exterior (0,3 – máximo 1
atividade)
Treinamento em
laboratório de pesquisa
vinculado à programa de
pós-graduação (com
comprovante e assinatura
original) exceto
Programas de Iniciação
Científica (0,2 ponto por
semestre/ máximo 0,6)
Participação em
Programa Institucional de
Monitoria de graduação
(0,2 pontos/ semestre –
máximo 0,6)
Curso de Especialização,
ou residência, com
duração mínima de 360
horas de aproveitamento,
devidamente
registrado/reconhecido
pelo MEC (1,0 pontos por
curso – máximo 2,0).
Prêmios e Láureas
acadêmicas, incluindo
premiações em
comunicações ou posters
em congressos ou
similares (0,1 por prêmio
– máximo 0,1)
PONTUAÇÃO
MÁXIMA
(preenchida
pelo candidato)
COMENTÁRIO
(preenchida pela
banca avaliadora)
PONTUAÇÃO
ATRIBUÍDA
(preenchida pela
banca avaliadora)
Proferir palestra,
conferência, participação
em mesa redonda na área
de ciências da saúde ou
biológicas em congressos,
simpósios ou jornadas –
0,1 ponto por atividade
(máximo 0,1)
Coordenação/organização
de ciclo de palestras ou
de estudos, congressos,
simpósios ou jornadas. –
0,1 ponto/atividade –
máximo 0,2)
Livros ou capítulos
publicados na área de
saúde, biológicas ou afins
por editora com ISBN na
área de ciências da saúde
–0,2 pontos/livro ou
capítulo – (máximo 0,6)
Artigos publicados em
Revistas ou Periódicos
com ISSN: Revista A1, A2
e B1 no Qualis Capes para
Medicina I 0,6 pontos/publicação
(máximo 1,8)
Revista B2 e B3 no Qualis
Capes para Medicina I ou
Patente concedida – 0,4
pontos/por artigo e/ou
patente (máximo 1,2)
Publicação de trabalho
completo em anais de
eventos Internacional –
0,2 ponto/publicação
(máximo 0,4)
Publicação de trabalho
em anais de eventos
Evento Nacional 0,1
ponto/publicação
(máximo 0,2)
Apresentação oral de
trabalho em eventos
científicos Internacionais
0,2/apresentação
(máximo 0,4)
Apresentação oral de
trabalho em eventos
científico Nacional
0,2/apresentação
(máximo 0,4)
Participação formal e no
ano vigente, como
estudante ou pesquisador
em Grupo de Pesquisa
Registrado no CNPq,
certificado pela
instituição e atestado
pelo coordenador do
Grupo (0,5).
Nota da etapa
ANEXO 6
FORMULÁRIO DE CONCORRÊNCIA DAS VAGAS DESTINADAS ÀS COTAS
À banca examinadora.
Eu__________________________________________________________________,
portador(a) do CPF__________________________, RG _______________________,
residente _____________________________________________________________
no município de _______________________________________ do Estado de
____________________________________, candidato(a) no processo seletivo do
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (nível Mestrado) declaro-me
(afrodescendente
ou
indígena
ou
pessoa
com
deficiência
____________________________________________________________ e apto a
concorrer às vagas do sistema de cotas deste Programa de acordo com as normas
deste Edital.
Sem mais,
__________________, __________ de ______________ de_____________
_____________________________________________________________
Assinatura do candidato
ANEXO 7
REQUERIMENTO PARA CONDIÇÃO ESPECIAL PARA A
REALIZAÇÃO DA PROVA
Nome completo
CPF
RG
Curso
Eu, candidato(a) acima qualificado(a), inscrito(a) no processo seletivo para curso de
Mestrado em Ciências Médicas da Universidade Federal de Alagoas, venho requerer
condição diferenciada para realizar as provas do referido processo, de acordo com o
especificado no EDITAL N° 05/2021 – PROPEP-CPG/UFAL/PPGCM.
Para isso, anexo documento comprobatório da necessidade de atendimento
diferenciado (laudo médico com a especificação do tipo de necessidade e/ou deficiência
do qual sou portador(a) ou outro documento que comprove o tipo de recurso solicitado).
Para tanto, identifico abaixo o tipo de recurso necessário para o dia da prova que se
adequa à minha necessidade:
1. NECESSIDADES FÍSICAS:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
2. NECESSIDADES VISUAIS (CEGUEIRA OU BAIXA VISÃO):
(
) Auxílio na leitura da prova (ledor)
(
) Prova superampliada (fonte tamanho 22)
3. NECESSIDADES AUDITIVAS (PERDA TOTAL OU PARCIAL DA AUDIÇÃO)
(
) Intérprete de libras
(
) Uso de aparelho auditivo
4. TEMPO ADICIONAL
(
) Acréscimo de 1 (uma) hora , justificativa:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
5. OUTRAS NECESSIDADES NÃO ESPECIFICADAS ACIMA
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Declaro conhecer e aceitar todas as normas estabelecidas no EDITAL N° 05/2021 –
PROPEP-CPG/UFAL/PPGCM
__________________________(cidade),_____(UF), ______de______de_____
____________________________________________________________
Assinatura do(a) candidato(a)
ANEXO 8
FORMULÁRIO DE INDICAÇÃO DE ORIENTAÇÃO PARA PPGCM
Nome completo
Data de Nascimento
CPF
RG
Telefones
e-mail
Endereço
Curso de Graduação
Ano de conclusão
Título do projeto de
pesquisa
Linha de pesquisa que
deseja desenvolver o
projeto de dissertação
Autoimunidade
( ) Thiago Sotero Fragoso
( ) Michelle Jacintha C Oliveira
( ) Valfrido Leão de Melo Neto
Indique um possível
orientador
Obs: A indicação não é
decisiva. As
orientações serão
distribuídas em sessão
plenária do Conselho
do PPGCM
Genética clínica e experimental
( ) Isabella Lopes Monlléo
( ) Reginaldo José Petroli
( ) Carolinne de Sales Marques
Doenças infecciosas e parasitárias
( ) Aline Cavalcanti de Queiroz
( ) Alysson Wagner F Duarte
( ) Carolinne de Sales Marques
( ) Flávio Teles de Farias Filho
Doenças crônicas e degenerativas
Tipo de vaga a que
concorre
(
(
(
(
(
( ) Carlos Alberto de C Fraga
( ) Cláudio Torres de Miranda
( ) Fabiana Andrea Mouras
( ) Flávio Teles de Farias Filho
( ) Juliana Célia de F Santos
( ) Mércia Lamenha Medeiros
( ) Michelle Jacintha C Oliveira
( ) Rodrigo Peixoto Campos
( ) Samir Buanain Kassar
( ) Tiago Gomes de Andrade
( ) Valfrido Leão de Melo Neto
) ampla concorrência
) cotista afrodescendente
) cotista indígena
) cotista portador de deficiência
) cotista servidor público UFAL
___________________,_________de ______________ de 2021
______________________________________
Assinatura do(a) candidato(a)
